Os Três Doshas

Irei falar sobre cada dosha individualmente no futuro; por agora fica uma breve explicação sobre o que são, visto que para a Massagem Ayurvédica vou necessitar de saber qual o dosha da pessoa que se encontra em cada tratamento, e também qual o seu Prakruti e o seu Vikruti (que explicarei num post posterior).

Dosha é a forma como os elementos se manifestam no corpo. Os três doshas foram pensados pelos Rishis, os sábios da Índia antiga, que pensaram também nos Cinco Elementos que estão referidos no artigo anterior.  Os três doshas são Vata (formado pelos elementos Éter e Ar), Pitta (formado pelos elementos Fogo e Água) e Kapha (formado pelos elementos Terra e Água). Existem, partindo desta ideia, sete doshas (ou biótipos) possíveis com a combinação dos três: apenas Vata, apenas Pitta, apenas Kapha, Vata-Pitta, Vata-Kapha, Pitta-Kapha, e ainda Vata-Pitta-Kapha.

Como expliquei no post anterior (pode ser lido aqui), os Rishis encontraram no Homem os mesmos elementos que encontraram no Universo. Isto levou a que de acordo com as características físicas, mentais e psíquicas da pessoa, detectassem determinadas características nas pessoas, e isso determina o seu dosha. Assim, uma pessoa Pitta será mais facilmente irritável (fogo), uma pessoa Vata será mais instável (ar) e uma pessoa Kapha será mais serena (terra), por exemplo.

É importante frisar que Dosha não é a pessoa, mas sim a manifestação de determinados elementos nessa pessoa, e que isto depende também das circunstâncias de vida passada e actual da mesma. Um exemplo muito simples é se uma pessoa se encontra numa situação que lhe provoque stress ou ansiedade, nesse momento terá o seu dosha Vata exacerbado, e, portanto, em desequilíbrio; se é uma situação familiar, na qual se sente confortável, isso já não acontece.

Então, numa Massagem Ayurvédica o terapeuta vai restabelecer o equilíbrio do utente percebendo primeiramente quais são os elementos em desequilíbrio, para durante o tratamento lhe fornecer os que se encontram em falta ou diminuídos. Por exemplo, se é uma pessoa com desequilíbrio Vata-Pitta, o terapeuta irá procurar elementos terra (Kapha) para fornecer à pessoa das mais variadas maneiras: tipo de toque, música ambiente, cores dos materiais utilizados, etc.

Etiquetas , ,

2 comentários sobre “Os Três Doshas

  1. Gostei muito da sua didática , achei mais fácil de entender esse mundo meio complexo e fascinante da ayurveda pelo qual sou apaixonada.
    Gostaria de receber mais informações a respeito.

    1. Muito obrigada. Espero que encontre aqui informações esclarecedoras. Vou retomar a escrita mais regular, com mais temas sobre a ayurveda. Se tiver alguma questão, também pode perguntar, que tentarei esclarecer. É bom as pessoas colocarem questões, porque assim até poderei dirigir os meus artigos de acordo com essas dúvidas.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: