Dhanvantari

Independentemente das crenças, penso que todos os que têm interesse na Ayurveda deve saber quem é Dhanvantari, e por isso isso é sobre este deus hindu que escrevo este post.

dhavantari
Imagem daqui

Os terapeutas de Ayurveda devem saber quem é Dhanvantari, visto que ele é considerado o fundador divino da Ayurveda. É, portanto, a divindade associada aos terapeutas e suas práticas.

Dhanvantari, o deus hindu da medicina, é um avatar de Vishnu, o senhor supremo. De acordo com as escrituras védicas, Dhanvantari materializou-se pela primeira vez nesta era ao emergir do Oceano de Leite, trazendo em suas mãos Amrita, o elixir da imortalidade, para fortalecer os semi-deuses em sua batalha contra os demônios.
Indra, o senhor dos céus, observando a miséria dos seres humanos e sua aflição com as doenças na Terra, pediu a Dhanvantari que ensinasse o Ayurveda à raça humana. Com esse propósito, Dhanvantari nasceu como filho do rei de Kasi. Como rei de Kasi, organizou os Samhitas do Ayurveda para o benefício da humanidade. – excerto retirado de http://www.dhanvantari.com.br/ayurveda.htm

Como eu falei num post anterior, a Ayurveda foi estudada e estruturada pelos rishis (sábios). Dhanvantari, sendo pioneiro nesta Medicina, transmitiu os seus conhecimentos oralmente aos rishis, estando os seus ensinamentos descritos em textos sagrados, os Angi Purana, bem como nos ensinamentos dos seus discípulos. Foi também um dos primeiros cirurgiões, nomeadamente na área da cirurgia plástica, e desenvolveu variadas ervas medicinais.

Em toda a Índia ele é visto como o Deus da Medicina, e destrói a negatividade ao mesmo tempo que proporciona saúde. Está escrito que aquele que se lembra do nome de Dhanvantari pode ser libertado de toda a doença.

Fontes:

http://www.infinityfoundation.com/mandala/t_es/t_es_agraw_physician_frameset.htm

http://www.ayurvedic-reisen.com/dhanvantari.htm

http://divindadesvedicasdobhagavatam.blogspot.pt/2009_05_01_archive.html

http://www.dhanvantari.com.br/ayurveda.htm

Etiquetas ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *