Terapias Alternativas: Ayurveda e Yoga

Neste post falarei de uma questão que alguns de vós me têm colocado: qual a relação entre Yoga e Ayurveda.

O Yoga é parte integrante da Ayurveda. Pertence à rotina ayurvédica para diminuir o stress e acalmar a mente antes da meditação. É um exercício ideal, visto que, para além de diminuir o stress, melhora as funções do sistema digestivo e rejuvenesce o corpo. Pode-se dizer, muito sucintamente, que “a Ayurveda é a ciência do Yoga e o Yoga é a prática da Ayurveda”1. Assim, também a Ayurveda é parte do Yoga.

yoga
Imagem daqui

Yoga na Ayurveda

O Yoga é mencionado em textos ayurvédicos, como o Charaka Samhita. Charaka Samhita foi o primeiro livro de Ayurveda, e ainda hoje é um dos principais. Descreve os princípios fundamentais da Ayurveda, a anatomia e fisiologia do corpo humado. Nele podemos também ficar a conhecer sinais e sintomas de várias doenças, formas de prevenção de doenças mentais e físicas, bem como tratamentos para as mesmas através da alimentação e ervas. Este livro, escrito por Charaka, refere o valor do Yoga como parte integrante do tratamento Ayurvédico.

O Yoga é baseado princípios como a não-violência, veracidade, não-roubar e outros princípios éticos. No Charaka Samhita, o Yoga e os seus princípios são vistos como a base dos comportamentos de saúde da medicina Ayurvédica; o Yoga e a Ayurveda estabelecem tais princípios, que fazem das nossas próprias acções um poder de cura no mundo.

Segundo David Frawley, o Yoga é uma prática espiritual que pode ser utilizada com fins terapêuticos, não sendo este o seu objectivo principal enquanto prática ancestral. Para que seja utilizada como terapia, a prática nas sessões de Yoga deve ser adaptada a cada pessoa, tendo em conta o problema que pretende tratar. Para tal, devem ser utilizadas as guidelines de diagnóstico, tratamento e manutenção da saúde da Ayurveda. 2

Visão holística

Como tudo na Ayurveda que tem uma visão holística do ser humano, segundo Frawley, o Yoga como terapia não pode concentrar-se apenas nas asanas (posturas), mas em todos os oito ramos desta prática, que incluem, para além das posturas: samadhi (espiritualidade), pranayamas (controlo da respiração), pratayara (virar-se para dentro), dhyana (meditação), dharana (concentração), niyamas (hábitos/cumprimentos), yamas (restrições morais). Existem vários artigos de Dr. David Frawley na internet, se quiser ler mais sobre este assunto. Aconselho também o livro “Yoga and Ayuveda – Self-Healing and Self-Realization”.2

Não obstante, o Yoga é uma prática saudável e traz sempre benefícios. Todas as áreas do corpo são tonificadas, ajuda na libertação de toxinas dos orgãos. Os praticantes de Yoga podem beneficiar de uma rotina ayurvédica como parte integrante da prática de Yoga. Por exemplo, a massagem Abhyanga, que faz parte da medicina Ayurvédica, pode ser utilizada para promover a eliminação das toxinas do corpo, ao mesmo tempo que relaxa os músculos antes de uma aula/sessão de Yoga.

Yoga e os Doshas

O Yoga ajuda a equilibrar os três doshas, e cada postura tem diferentes efeitos. Ou seja, cada dosha tem posturas que pode praticar mais frequentemente, de forma a diminuir o seu desequilíbrio. Por exemplo, para Vata são importantes posturas em que a pessoa esteja sentada, para promover o enraizamento, ou para aquecer o dosha, como dobrar-se para trás; para Kapha, posturas para estimular e espevitar, como com os braços no ar; para Pitta, para arrefecer este dosha, posturas que envolvam dobrar-se para a frente, ou posturas que estimulem o sistema gastrointestinal, como as torções (embora estas últimas também sejam boas para Kapha).

Claro que para o total equilíbrio do doshas não basta praticar Yoga; esta é uma prática que deve complementar os nossos hábitos. Se praticamos posturas de acordo com o nosso desequilíbrio, mas não adaptamos, por exemplo, a nossa alimentação, o desequilíbrio continuará a existir. Daí ser importante consultar um terapeuta de Ayurveda que possa ajudar-nos a ajustar os nossos hábitos às nossas necessidades.

 

yoga
Imagem daqui

Se tiver qualquer questão, não hesite em contactar-me.
~ Namastê

1- citação adaptada de http://www.artofliving.org/in-en/yoga/health-and-wellness/yoga-and-ayurveda
2- parágrafo adaptado de https://www.banyanbotanicals.com/info/ayurvedic-living/living-ayurveda/yoga/yoga-and-ayurveda/ (escrito por Dr. David Frawley)

Etiquetas , , ,

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: