Kapha no Inverno – Estilo de Vida

No post anterior falei um pouco acerca dos desequilíbrios Kapha e as características deste dosha. Estamos naquilo que se considera a estação Kapha do ano, que se inicia em Dezembro e termina em Maio, como também referi. Por isto, os desequilíbrios Kapha nesta fase tendem a aumentar.

Imagem retirada de freepick

Há uns tempos fiz dois posts, um acerca Alimentação e o Inverno e outro sobre Ayurveda e Estilo de Vida no Inverno com indicações mais gerais. Aqui vou concentrar-me no Inverno para o dosha Kapha em relação ao estilo de vida. No próximo post, também já praticamente terminado, vou focar-me no mesmo dosha e na mesma estação, mas mais especificamente acerca da alimentação.

Quem já é propício a este tipo de desequilíbrio, nesta fase do ano pode fazer algumas coisas para o minimizar. O principal é manter-se quente, manter-se activo e comer bem.

As pessoas Kapha devem concentrar-se na prevenção da congestão e estagnação na mente e no corpo ao revigorar Kapha. Como referi no post anterior “em desequilíbrio, os problemas físicos ocorrem devido aos atributos da água, como gripes, constipações, sinusite, e outras desordens que envolvem o muco, como bronquites”.

Os dias frios e húmidos podem levar a um aumento do sedentarismo, e por isso é importante uma pessoa de predominío Kapha manter-se activa. Por exemplo, se sempre quiseram experimentar um desporto, esta pode ser a altura ideal para o fazerem. Pessoas Kapha devem procurar manter-se motivadas com algo nas suas vidas, levar a vida com calma, mas procurar mudanças. Sair de casa, estar com amigos, procurar pessoas com quem nos sentimos bem, ir a locais que achamos agradáveis, conhecer locais novos; fazer coisas que permitam dissipar aquelas sensações de melancolia, preguiça e letargia que os dias mais nublados e escuros tendem a provocar.

Como existe uma rotina à qual é difícil escapar, com trabalho, horários a cumprir, etc., aquilo que se sugere é manter a rotina em certos momentos da nossa vida, e ao longo do dia procurar situações improvisadas. Por exemplo, ir ao café depois do trabalho em vez de ir para casa, ir a uma aula de ioga ou experimentar outra coisa que mais goste, ou mesmo manter a hora a que costuma jantar, mas convidar amigos para sua casa ou ir a um restaurante.

Combater a tendência para dormir até tarde, ou dormir muito. Há autores que refere que nesta altura do ano, pessoas com predominância Kapha devem deitar-se entre as 23h e a meia-noite, e levantar-se o mais tardar às 7h.

Também durante esta fase do ano, a Ayurveda recomenda que pessoas Kapha utilizem cores quentes e brilhantes, como o vermelho, o laranja e o amarelo. Ao vestir, utilizar estas cores nem que seja em acessórios, como luvas, gorro, cachecol. É importante que se mantenha quente, e se necessário utilize estes acessórios.

Decorar a casa com elementos destas cores também ajuda, com velas, pequenos pormenores, não sendo necessário pintar uma parede (a não ser que goste da cor e lhe pareça boa ideia).

Imagem retirada de freepik

Aromas como eucalipto, sálvia e alecrim podem ser encontrados em incensos e velas, bem como, por exemplo, a canela. Eu pessoalmente adoro incenso, mas sei que há quem não gosta. As velas são uma alternativa, não tendo um cheiro tão intenso, por norma.

 

Falarei mais aprofundadamente sobre a alimentação no próximo post, mas posso adiantar que durante esta estação, a pessoa Kapha deve evitar comidas ou bebidas frias ou doces, alimentos crus ou congelados. Os sabores das pimentas são extremamente revigorantes e excelentes para Kapha, mas também a canela, o cravinho, a noz moscada. Deve limitar o consumo de sal para evitar a retenção de líquidos. Vegetais cozinhados são uma excelente escolha para Kapha. Um chá quentinho é uma bebida óptima para esta estação, e há combinações óptimas que vos irei falar no próximo post.

Uma sessão matinal de ioga ou outro tipo de exercício também é uma boa adição à rotina de Inverno. Se não consegue realizar a sessão de ioga de manhã, faça-o no final do dia. Sentir-se-á mais relaxado.

Na rotina pode ser incluída a Saudação ao Sol (Surya Namaskar, Clique aqui para informações), bem como outras posturas que abram o peito, a garganta e os seios nasais. Para terminar, uma postura restaurativa como Supta Baddha Konasana (Clique aqui para informações). Este tipo de posturas contribuem para a descongestão dos órgãos respiratórios, sendo que os problemas respiratórios são manifestações de desequilíbrio Kapha, como já referi.

Estas são apenas algumas dicas que podem ser complementadas com os outros artigos sobre Ayurveda aqui do blog.

Se tiverem dúvidas ou sugestões, partilhem.

~ Om Shanti

Etiquetas , , , , ,

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: