Alergias Sazonais e Doshas – Ayurveda

Num post anterior falamos sobre os aspectos gerais das alergias na perspectiva ayurvédica. Hoje trago um artigo que fala especificamente das alergias sazonais, que incomodam tanta gente também agora, na Primavera.

O link para o post anterior está aqui, onde podem já ver algumas dicas.

O dosha primário da pessoa pode ajudar a prever o tipo de sintomas irá apresentar. Podem ler mais sobre os doshas aqui. Para além de ser importante perceber o nosso dosha primário, também é importante relembrar que todos nós temos um pouco de cada dosha, e por isso podemos experimentar sintomas de alergias que não sejam do nosso dosha primário.

Primavera: Sintomas de Alergia Kapha

A alergia kapha é a típica alergia da primavera, com sintomas como congestão nasal, nariz a pingar, olhos a lacrimejar e espirros. Tudo isto são sintomas de acumulação de kapha, que é constituído por água e terra, no corpo. Há a sensação de peso, excesso de muco nos seios nasais, cansaço.

Dicas

– A lavagem nasal é uma técnica simples e muito benéfica para remover alérgenos, para além de diminuir kapha da cabeça e seios nasais. Na Ayurveda utiliza-se um neti pot (já está a ser preparado um post sobre isto para mais tarde, pois considero uma importante rotina ayurvédica). Podem ser adicionados óleos específicos como, por exemplo, eucalipto ou cânfora, que revigoram os sentidos, actuando como descongestionante natural e ajudando a diminuir a sensação de peso.

– Utilização de ervas e especiarias pungentes e adstringentes reduzem kapha. Alguns exemplos são gengibre, pimenta caiena, cominhos, cardamomo e canela. Uma bebida fácil é feita com água quente com mel, ou então adicionar também gengibre e limão.

– Exercício físico regular é importante para reduzir kapha e diminuir a sensação de peso, e há posturas de ioga que podem ser muito benéficas.

– Massagem com óleo indicado para kapha e massagem a seco devem ser feitas regularmente.

– Banho de ervas, como sândalo, também contribuem para diminuir de kapha.

 

Verão: Sintomas de Alergia Pitta

Quando os sintomas alérgicos ocorrem no verão, a sua origem principal é um desequilíbrio no dosha pitta, que é constituído por água e fogo. No verão, o excesso de calor pode levar a inflamações do tracto respiratório ou da pele. Estes sintomas são principalmente cefaleias, olhos vermelhos ou com sensação de estar a queimar, sinusite, bronquite, e rash cutâneo.

Dicas

– Para diminuir os sintomas de alergia pitta, temos de diminuir pitta. Para tal, recomenda-se que sejam ingeridas ervas como coentros.

– A ingestão de aloe ou de ghee (manteiga clarificada), pode ajudar na reacção inflamatória.

– Aplicar coentros frescos directamente na pele ajuda a acalmar os sintomas.

– Massagem com óleos específicos para pitta ajuda na nutrição da pele e a acalmar a mente.

– Praticar ioga ou meditação, que ajudam na redução do stress físico, mental e emocional.

 

Outono: Sintomas de Alergia Vata

Quando vata está em desequilíbrio, os sintomas alérgicos incluem cefaleias, espirros, dores musculares e pieira. Estes são típicos do outono, quando o ar se tornar frio e seco. Sendo vata constituído por éter e ar, não é difícil de imaginar que a acumulação destes elementos no corpo leve a um desequilíbrio deste dosha. Outros sintomas de vata são tosse, desassossego, olhos secos, pele seca.

Dicas

– É importante a pessoa manter-se hidratada, visto que existe um excesso dos elementos éter e ar, secos. Beber líquidos quentes, como chá de gengibre com mel, é um passo importante para diminuir vata.

– A massagem ou oleação também é uma rotina importante, não esquecendo a utilização de óleos aquecidos, com ingredientes calmantes de vata. Um dos melhores para estes dosha é óleo de sésamo.

– Comidas quentes, feitas com azeite ou ghee, têm um óptimo efeito na redução de vata.

– Inalação de vapor é uma técnica simples e muito benéfica para os sintomas respiratórios, com óleo essencial calmante de vata, como camomila.

– Manter-se quente, e cobrir inclusive as orelhas em dias mais frios e ventosos, para evitar maior acumulação de vata no organismo.

– Praticar ioga também ajuda a equilibrar este dosha, com posturas que liguem à Terra.

Espero que vos seja útil 🙂 Se tiverem sugestões, podem deixá-las nos comentários.

~ Om Shanti

Etiquetas , , ,

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: