Panquecas de Cacau, 2 Receitas

Hoje é dia de receitinha, e trago-vos duas receitas de panquecas, ambas sem qualquer produto de origem animal. São saudáveis, versáteis, práticas, rápidas de fazer, e dão um excelente pequeno-almoço. Quando sei que de manhã não tenho tempo para as preparar, faço-as de véspera, e adiciono os toppings na hora que for comer.

Vamos começar com as Panquecas de Cacau Cru, com apenas 8 ingredientes e prontas em cerca de 20 minutos, que decidi experimentar pela primeira vez quando não tinha todos os ingredientes para a outra receita. Dá para cerca de 12 panquecas.

Panquecas de Cacau Cru

Ingredientes

  • 2 chávenas de leite vegetal à vossa escolha
  • 1 colher de sopa de vinagre de cidra
  • 1 colher de sopa de óleo de côco derretido (e mais para fritar)
  • 2 chávenas de farinha integral
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 2 colheres de sopa de cacau cru em pó
  • Pitada de sal
  • 1/4 de chávena de pepitas de cacau cru

    Preparação

    1. Numa tigela grande, mistura a farinha, o fermento, o sal, e o cacau em pó, e noutra junta o leite, o vinagre e o óleo de côco derretido.
    2. Depois de mexer, junta os ingredientes líquidos aos secos.
    3. Mexe muito bem até desaparecerem todos os grumos.
    4. Adiciona as pepitas de cacau cru, e envolve tudo muito bem.
    5. Aquece um colher de chá de óleo de côco numa frigideira em lume médio.
    6. Quando a frigideira estiver quente, adiciona cerca de meia chávena da massa, espalhando bem para ficar com forma homogénea.
    7. Vais ver que a borda da panqueca ficará mais escura, e formará bolhas em toda a massa. Quando deixar de formar bolhas, o que demora cerca de 2 a 3 minutos, vira a panqueca e cozinha do outro lado por mais dois minutos.
    8. Repete o processo, até ficares sem massa.

    Para servir podem utilizar um topping ao vosso gosto. Nestas, eu gosto de espalhar um pouco de manteiga de amendoim ou de açúcar de côco, e também ficam deliciosas com topping de côco ralado ou um pouco de agave, e o que mostra nas fotos, com canela, agave e manteiga de amendoim.

    Panquecas de Cacau Cru e Banana

    Descobri estas aqui, alterei ligeiramente a receita, e fiquei viciada. Têm 5 ingredientes, e adaptei para uma versão sem produtos de origem animal, substituindo os ovos. Tal como as outras, levam cerca de 20 minutos apenas e ficarem preparadas, e esta receita rende cerca de 10 panquecas.

    Ingredientes

    • 2 bananas maduras, descascadas e esmagadas
    • 2 colheres de sopa de cacau cru em pó
    • 1 colher de sopa de sementes de linhaça
    • 1 colher de sopa de óleo vegetal
    • 2 colheres de sopa de amido de milho

    Preparação

    1. Junta 1 colher de sopa de sementes de linhaça a 3 colheres de sopa de água numa taça, e noutra junta 2 colheres de amido de milho com 3 colheres de sopa de água, e deixa ambas repousar durante 5 minutos. Estes ingredientes, juntamente com a banana, são muito utilizados para substituir os ovos nas receitas vegan.
    2. Numa tigela grande junta todos os ingredientes, e mexe bem, até teres uma massa lisa. Se quiseres adicionar, por exemplo, pepitas de cacau cru, é agora que devem ser adicionadas, e depois envolvidas muito bem na massa. Eu tanto faço com pepitas, como sem.
    3. Aquece uma frigideira com uma colher de chá de óleo de côco, e adiciona cerca de meia chávena da mistura.
    4. Deixa cozinhar em lume médio durante cerca de 2 a 3 minutos, e vira-a, deixando-a cozinhar do outro lado cerca de 30 segundos a 1 minuto.
    5. Continua até a massa ter acabado.

    Como toppings, os que até agora experimentei e ficaram bem são: com agave e amêndoas (foto), com manteiga de amendoim e com agave e banana. Todos deliciosos.

    E pronto, aqui ficam duas receitas práticas e doces, para matar o bichinho da fome num snack, ou para um bom e saudável pequeno-almoço.

    Se tiverem sugestões relativamente aos toppings, ou aos substitutos do ovo, agradeço que deixem nos comentários.

    Se experimentarem alguma das receitas, venham deixar também a vossa opinião.

     ~ Om Shanti
    Etiquetas , , ,

    Deixar uma resposta

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    %d bloggers like this: