Ciclos da Natureza e do Homem e Ayurveda

Para dar início a alguns temas relacionados com a Saúde da Mulher, temos de falar sobre alguns conceitos importantes para a compreensão da visão Ayurvédica, os ciclos da Natureza e do Homem.

Um dos principais determinantes da intensidade com que somos afectados por determinados factores é o período em que estes ocorrem. O ritmo é algo central na nossa vida. Tudo o que se passa no nosso corpo está conectado ao ambiente externo. Seres humanos, animais e plantas, estão conectados com o ritmo da Natureza, e há tendência para a sincronização com esta.

Os ciclos/períodos aqui referidos são aplicáveis a homens e mulheres, e é essencial para a saúde estabelecer um ritmo em cada um deles.

Dia e Noite

Imagem retirada de Pinterest

Como podem ver na imagem acima, desde madrugada até ao meio da manhã é um período em que Kapha predomina, com o nosso corpo a acordar. Desde o meio da manhã até meio da tarde, é predominante Pitta, a altura do dia em que a actividade é maior tanto no corpo como no ambiente externo. Por último, desde meio da tarde até ao anoitecer, Vata atinge o seu máximo potencial, até depois de já ter anoitecido, onde recomeçamos com Kapha no período nocturno. Pitta reaparece forte a meio da noite, e Vata surge nas últimas horas. E assim chega novamente a madrugada, e recomeça o ciclo diurno com Kapha.

A cada um dos períodos corresponde um momento que apresenta característica do dosha correspondente. Pitta predomina durante o dia, quando normalmente o calor é maior, Kapha predomina no período da noite, e Vata predomina no amanhecer e no anoitecer (os momentos de junção do dia e da noite).

Estações do ano

Estações
Imagem daqui

As estações do ano variam de acordo com o clima, mas na maioria dos países, Kapha acumula-se no Inverno e na Primavera; Pitta surge na Primavera e continua até ao Verão, altura em que Kapha diminui. Vata tem mais tendência para se acumular no final do Verão e no Outono, quando Pitta acalma. Depois disso, Vata vai acalmando, deixando Kapha voltar ao seu máximo com o Inverno.

Digestão

Imediatamente depois de comer, a comida ingerida leva ao predomínio de Kapha e aumenta Pitta. Este último predomina durante a digestão, quando Kapha diminui e começa a acumulação de Vata. Depois disso, Pitta arrefece, e Vata intensifica-se na assimilação dos nutrientes e eliminação das toxinas.

Podem ler os posts sobre a digestão aqui: Agni Ama

Vida (duração)

Kapha governa desde o nascimento até a mulher atingir o máximo desenvolvimento. Em seguida, Pitta predomina até a mulher atingir cerca dos 35 anos, enquanto a mente e o corpo progridem. Na menopausa surge Vata, que acelera depois dos 60 anos, com o corpo, mente e espírito lentamente a atingir um estado de separação, até à morte.

A Vida é Feita de Ciclos

Como podem verificar, tudo é cíclico, e estes ciclos afectam a nossa saúde consoante a maneira como os vivenciamos. Adaptar rotinas e alimentação pode ajudar a diminuir o desequilíbrio. Devemos ter em conta, ao realizarmos as adaptações na nossa vida, do dosha predominante em nós e na Natureza, para que se direccione os esforços em direcção ao equilíbrio. Por exemplo, no Inverno, vamos querer diminuir as acções de Kapha no nosso corpo, visto que esta é uma estação onde este dosha se encontra exacerbado, e inclusive surgem problemas de saúde (ver exemplo aqui) relacionados com ele. Podemos, como referi em posts anteriores, ajustar a alimentação e algumas rotinas de forma a diminuir este dosha no corpo, mesmo que este continue presente no ambiente externo.

Ao estabelecer o nosso ritmo de acordo com os ciclos da Natureza conseguiremos encontrar a melhor direcção para nós próprios. Este é um post com o intuito de vos mostrar que na Natureza tudo leva um ritmo natural, e nós também temos o nosso ritmo manifestado em diversas maneiras, através dos vários ciclos exemplificados.

No próximo post, e como prometido, direcionarei o assunto mais especificamente para a Saúde da Mulher, e falarei sobre o ciclo menstrual.

Como sempre, podem deixar sugestões e comentários. Eu agradeço 🙂

~ Om Shanti

Etiquetas , , , ,

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: