Ho’oponopono, o Método de Cura Havaiano

Já há algum tempo que estou a preparar este tema. Neste post faço uma introdução ao tema, com aquilo que considero ser essencial, e depois vamos explorando aos poucos através de posts futuros, como fazemos, por exemplo, com a Ayurveda.

O Ho’oponopono é uma técnica que conheço há uns anos, mas só mais tarde decidi explorar e experimentar. Na altura em que quis começar a aprender não encontrei muito material sobre este assunto, por isso a minha aprendizagem inicial foi essencialmente através de pequenas leituras que ia fazendo e partilhas por pessoas que já tinham experiência.

Felizmente começou a existir mais material de pesquisa à medida que a técnica se foi difundindo, estando acessível a mais pessoas. Eu concordo quando dizem que esta é uma técnica simples mas poderosa. Gostava de saber o que vocês pensam sobre isto, por isso nada melhor do que experimentar 🙂

O que é o Ho’oponopono?

É uma técnica ancestral Havaiana utilizada para a cura, transformação e promoção da paz interior e do amor próprio. Como já referi, é uma técnica simples, mas é uma poderosa ferramenta para trazer cura e perdão para as nossas vidas. Através do Ho’oponopono podemos trazer amor, equilíbrio e harmonia também para as nossas relações.

Tradicionalmente, era utilizado para curar relações: cada pessoa dizia o mantra Ho’oponopono para a pessoa ou pessoas envolvidas, até todos o terem repetido. É também um excelente método de auto-cura, para enviar a intenção de curar a relação com outra pessoa e ainda para limpar energias de antigos traumas e mágoas.

Morrnah Nalamaku Simeona foi uma nativa Kahuna havaiana que desenvolveu esta técnica baseada num sistema espiritual ancestral. Segundo Simeona, muitas vezes as memórias, experiências passadas, questões sociais, políticas ou religiosas começam a definir a nossa vida, mas não devemos permitir que isso aconteça. Além disso, para a cultura Havaina, o não perdão leva ao desequilíbrio e doença. Com esta técnica podemos limpar o passado e os conflitos, seja connosco, com os outros ou com uma situação. Podemos curar-nos das coisas que fizemos de errado e podemos encontrar paz numa situação em que alguém nos magoou, trazendo mais amor para as nossas vidas.

 

Manifestação do nosso interior

Para o Ho’oponopono a nossa realidade é manifestação do subconsciente, sendo reflexo do que temos dentro de nós. A situação existe porque ou nós tivemos acções ou pensamentos  negativos, ou porque captamos pensamentos de campos magnéticos de outras pessoas que  podem estar carregados de memórias dolorosas.

Com o Ho’oponopono, aceitamos que contribuímos para que este se manifeste nas nossas vidas através de pensamentos, palavras ou acções. A partir daqui, existe a transmutação desse problema através da energia positiva, de Amor.

Todas as experiências da nossa vida são da nossa responsabilidade. Somos apenas Um, e por isso a cura do outro é a minha cura. Ho’oponopono é amar a nós próprios. Curamos parte de nós e enviamos a energia dessa cura para o Universo, conseguimos melhorar-nos de forma gradual.

Imagem daqui

Mantra do Ho’oponopono

O Ho’oponopono envolve um mantra fácil de aprender:

"Sinto muito.

Perdoa-me.

Amo-te.

Sou grato/a."

Estas palavras (Mantra do Dr. Hew Len) são uma forma de limpar a energias da pessoa ou situação a quem é dirigido, uma forma de dizermos “Eu já não permito que estas energias pesadas e negativas habitem o meu corpo nem a minha vida”.

Não é algo que se possa usar para sermos perdoados pelos outros, não é uma magia que vai fazer com que o outro mude de ideias. Até pode acontecer, mas não é para isso que devemos direccionar-nos. Esta é uma forma de curarmos a nós mesmos, perdoando tanto os outros, mas também a nós. As nossas palavras e acções podem magoar alguém, e isso também mexe connosco, que sentimos arrependimento, por exemplo. Podemos, então, direccionar o mantra para uma situação em que alguém esteja chateado connosco, magoado por algo que fizemos ou dissemos, para sentirmos paz em relação a essa situação e nos perdoarmos pelo que fizermos.

 

Significado das Frases

Sinto muito: permite assumir a responsabilidade do problema se ter manifestado na nossa vida. Estamos a reconhecer algo que se fixou na nossa memória e nos influencia, de uma forma ou de outra. Ao dizermos esta frase, mostramos como estamos preparados para nos libertarmos.

Perdoa-me: mostra que aceitamos o problema, reconhecendo que aconteceu devido devido a determinadas razões. No momento em que pedimos perdão estamos a dizer que tal situação já não serve nas nossas vidas. Ao encararmos a situação, a dor vai-se dissolvendo. Pedimos perdão a nós próprios e/ou aos outros. O perdão é uma das melhores formas de limpeza e crescimento, eliminando ressentimentos e mágoas. Não se procura quem tem culpa do quê, procuramos simplesmente a cura.

Amo-te: sei que sou parte do Divino, somos todos Um, e o Amor ajuda-nos a ligar-nos à nossa essência divina. Ao dizer esta frase ocorre a transmutação, com o amor a voltar a fluir no nosso corpo e irrigar cada célula. Neste momento sentimo-nos revigorados, sentimos a corrente de energia no nosso corpo enquanto ela nos purifica.

Sou grato/a: a gratidão permite fechar o ciclo, e agradecer sentindo de facto essa gratidão é algo incrível. Agradecemos porque o problema se manifestou, dando oportunidade de o limpar. Agradecemos porque sentimos que o nosso desejo já está cumprido.

 

Praticar o Ho’oponopono

Assim que se começa a praticar o Ho’oponopono, como em muitas outras técnicas de limpeza e cura, poderá haver um efeito de cebola, ou seja, muitas pessoas começam a desvendar camadas e camadas que precisam de ser curadas. Este processo é diferente em cada um de nós, e para alguns é mais demorado, para outros é rápido. A partir desta técnica conseguimos obter ferramentas para limpar e purificar as memórias que tornam determinada situação desagradável.

Existem técnicas mais específicas que poderei exemplificar em posts posteriores, mas para começar experimentem dizer apenas aquelas quatro frases, direccionando para uma pessoa/situação.

Há muito a dizer sobre o Ho’oponopono

O Ho’oponopono é uma ferramenta simples e prática, que pode ser utilizada em qualquer lugar. A única coisa que precisamos fazer é dizer o mantra direccionado a determinada pessoa ou situação. Podemos fazer isto durante o tempo que quisermos, até que o assunto seja sentido como encerrado para nós.

Esta técnica trabalha o corpo, o espírito, a mente e as emoções. Envolve passado, presente e futuro, curando o as memórias e ajudando-nos a descobrir caminhos diferentes. Promove a expansão da consciência, a nossa ligação ao mundo espiritual e ao nosso Eu superior, equilibra o chakra cardíaco e aumenta a capacidade de Amor Incondicional.

Desengane-se quem pensa que é uma religião. O Ho’oponopono não se considera verdade absoluta, podendo até ser utilizado em conjunto com outras terapias, como o Reiki, ou até como parte de uma meditação.

Para compreenderem melhor o Ho’oponopono é importante praticá-lo. Podem parecer conceitos muito abstractos ou até levar ao desagrado por incluir o assumir dos problemas como nossa responsabilidade, mas volto a dizer, o Ho’oponopono preocupa-se com a cura, não em julgar. Só assumindo a responsabilidade e enfrentando a dor é que conseguimos transmutar essa dor.

Espero que se sintam tentados a experimentar. Se tiverem dúvidas ou sugestões, podem contactar-me via e-mail ou nos comentários.

~ Om Shanti

Etiquetas , ,

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: