Ayurveda: Conselhos para os dias quentes de Verão

Ayurveda: Conselhos para os dias quentes de Verão

Agosto 3, 2018 0 Por Joana

O calor que se tem feito sentir levou-me a trabalhar neste post com mais afinco, para o terminar com um pouco mais de urgência. Aqui apresento alguns conselhos da Medicina Indiana para os dias quentes de Verão.

verao

Fotografia tirada por mim, Cabo Espichel

A Ayurveda ensina-nos que é importante procurar o equilíbrio, e que muitas vezes para encontrar este equilíbrio é necessário utilizar a técnica dos opostos. Comidas picantes e quentes em dias de calor, aumentam o calor. Se, pelo contrário, ingerirmos comidas frescas, o calor corporal diminui. Isto passa muito pela teoria Ayurvédica de unificação do Homem com o Todo, sendo o Homem considerado um microcosmos da Natureza (podem ler o meu post sobre isto aqui).

Imagem daqui

Na Ayurveda, os cuidados de saúde baseiam-se muito na alimentação. Se a alimentação não é a adequada, dificilmente se atinge o equilíbrio; quanto maior for este equilíbrio, mais saudável a pessoa será. Por isso é importante incorporar comidas refrescantes no nosso dia-a-dia.

Por outro lado, a digestão no Verão é mais lenta, e isto acontece de forma natural porque, para prevenir o sobreaquecimento, o corpo diminui o agni (fogo digestivo). Por esta razão normalmente o apetite nesta estação também é menor, e temos tendência a preferir comidas leves e frescas, como fruta, sumos frescos e saladas.

O Verão é uma estação Pitta, o dosha que manifesta o elemento fogocom os dias quentes e longos de sol. Há também tendência para um clima seco. Considera-se, portanto, que o Verão apresenta também estas características, sendo uma estação seca e quente. A Ayurveda aponta para a aquisição de hábitos de alimentação e estilo de vida que previnam a acumulação destas qualidades da estação.

Excesso de Fogo em Desequilíbrios

O excesso do elemento fogo pode causar alguns desequilíbrios a nível comportamental e mental. Ficam aqui alguns exemplos: raiva, autocrítica ou crítica excessiva em relação aos outros, intolerância, irritabilidade, impaciência, ressentimento, crises temperamentais, comportamentos opressores.

Relativamente às manifestações físicas, podem existir desequilíbrios como: inflamações da pele, que se pode mostrar manchada e avermelhada, acne, excesso de fome ou de sede, intolerância ao calor, úlceras gástricas, aumento dos odores do corpo, hemorróidas, urina muito concentrada.

Alimentação para o Verão

Na Ayurveda, a “dieta” é um estilo de vida. Por isso, ao adequarmos a alimentação, temos em conta, entre outros factores, também as estações do ano e a sua influência em nós.

O tipo de alimentação aconselhado no Verão pela Ayurveda é semelhante às dietas pacificadoras de Pitta, embora mais leve e adequada a todos os doshas. Claro que cada um de nós é diferente, e por isso é importante conhecermos o nosso corpo e percebermos os efeitos dos alimentos em nós. Pensem assim: na Medicina Convencional adequam-se e ajustam-se os medicamentos, na Ayurveda ajusta-se e adequa-se a alimentação.

A Ayurveda guia-se muito pelos sabores. Os alimentos ácidos como o limão e o vinagre, e pungentes como as pimentas e o gengibre devem ser evitados, dando preferência a alimentos com sabor amargo, doce ou adstringente, porque ajudam a regular o calor no nosso organismo.

O equilíbrio é essencial para uma alimentação adequada, por isso não deixem de comer picantes no verão se assim o quiserem. Podem contrabalançar com alimentos frescos, seja incluindo no mesmo prato, seja à sobremesa, ou na refeição seguinte.

Alimentos Aconselhados

Fica aqui uma lista com exemplos de alimentos que podem incluir na vossa alimentação diária.

Fruta

Maçã, abacate, cerejas, coco, frutos silvestres, uvas, lima, melão, melancia, manga, ananás, romã, ameixa, figo.

Legumes e vegetais

Espargos, brócolos, couve-flor, aipo, pepino, courgette, alface, batata e batata doce, agrião, beterraba, couve-de-bruxelas, repolho, couve galega, feijão preto, feijão mungo, ervilhas, lentilhas, grão-de-bico, cogumelos.

Temperos

Mangericão, cardamomo, coentros, funcho, lima, hortelã, salsa.

Óleos

Óleo de coco, azeite e óleo de girassol.

Nota: gelados, ghee, manteiga e leite também podem ser consumidos, mas evitar iogurtes, principalmente aqueles mais ácidos.

Escolhas de Estilo de Vida no Verão

Sendo a Ayurveda uma medicina holística, claro que também incide em determinas escolhas do nosso dia-a-dia, tão simples que nos parecem por vezes pouco importantes, mas podem fazer a diferença. Não é nada de complicado, e muitos de nós provavelmente até já fazemos estas escolhas mesmo sem ler textos.

  • Vestir roupas leves e largas, e de preferência de cores frias como azul, branco, verde.
  • Passar tempo com a Natureza nesta altura do ano é óptimo, sendo importante procurar a sua sombra ou até encontrar locais com água onde se possam refrescar pelo menos os pés e as mãos. Utilizar as protecções adequadas como óculos de sol e chapéus.
  • Antes do banho, massajar a pele com óleo de coco ou de girassol ajuda a acalmar o sistema nervoso e estes dois óleos especificamente refrescam o corpo.
  • Acordar de manhã cedo e dormir uma sesta curta durante o dia pode ser benéfico nesta estação. De manhã e ao final da tarde o tempo está mais fresco para podermos aproveitar, sendo estes os momentos ideais para sair de casa. Na altura de maior calor, permanecer protegido é importante, podendo, se conseguirem, dormir essa sesta nesse período.
  • Nesta estação muitos de nós sentem-se mais activos e saímos mais de casa. O exercício é importante, mas devemos ter em conta que é também uma actividade que normalmente aquece o corpo. O exercício físico, especialmente o mais intenso, deve ser evitado nas horas de maior calor, sendo melhor praticá-lo de manhã cedo e ao final da tarde. Nadar é uma excelente opção, e mais uma excelente razão para ir à praia ou passar tempo na piscina. Aconselham-se exercícios moderados ao ar livre na sombra ou em locais bem ventilados. Caminhadas à noite também são excelentes formas de mexer o corpo sem o aquecer em demasia.

Penso que estas informações já podem ajudar a refrescar mesmo em dias de calor intenso, como hoje. Lembrem-se que estes textos não dispensam a consulta de terapeuta ou médico adequado, principalmente em caso de manifestação de doença.

Que este fim-de-semana vos traga muitas coisas boas, e podem já testar algumas destas dicas 😉 Quem não tem vontade de ir nadar no mar refrescante com um calor destes?!

~ Om Shanti