Dores nas Articulações – Perspectiva Ayurvédica

Este post fala de dores articulares. Existem várias razões para dores articulares, mas aqui eu foco-me essencialmente nos cuidados para aquelas dores que surgem mais especificamente quando o clima é mais frio, visto que este post é como uma continuação do anterior, sobre alguns problemas que o Outono e Inverno nos trazem.

Volto a referir que estes posts são informativos. Não substituem a consulta de um profissional adequado, principalmente se existe algum problema de saúde associado.

Perspectiva Ayurvédica

Para a Ayurveda, os doshas (ou mais especificamente, os elementos da Natureza) estão presentes em tudo o que existe. Como tal, os órgãos do nosso corpo têm também determinadas características.

Este sistema de saúde diz-nos que existem dois tipos principais de problemas nas articulações: um deles é relacionado com Vata, e o outro relacionado com toxinas (ou Ama, que são resíduos metabólicos; é tudo o que não foi eliminado nem absorvido no processo de digestão).

Articulações – desequilíbrio Vata

Este está associado a articulações pouco nutridas ou densidade óssea diminuída. Como os ossos não estão a receber a nutrição que precisam, começa a degenerar, podendo mesmo levar à imobilização da articulação.

Quando o dosha Vata se encontra agravado, nomeadamente o seu subdosha que está relacionado com a circulação e impulsos nervosos (Vyana Vata), é quando ocorre este tipo de problema. A circulação, metabolismo e capacidade de absorção de nutrientes estão enfraquecidas, daí o tecido ósseo não receber a nutrição adequada. Ao mesmo tempo, este desequilíbrio em Vata vai influenciar o subdosha de Kapha que é responsável pela lubrificação das articulações (Shleshaka Kapha), o que leva a sensação de desconforto, diminuição da flexibilidade e ainda ruídos ao mobilizar a articulação. É muito comum agravar-se em climas frios e secos.

Relacionado com Toxinas (Ama)

Este segundo está relacionado com um excesso de toxinas digestivas nas articulações, e acontece quando existe este excesso de Ama no corpo. Se nada for feito para eliminar as toxinas que estão nas articulações, estas irão transformar-se, ao longo do tempo, numa forma mais tóxica de Ama (chamada Amavisha), que é também mais irritante. Desta forma começam a surgir sintomas como inflamação, inchaço e dor. Quando misturado com Amavisha, Shelshaka Kapha vai formar uma substância muito mais espessa e tóxica, que irá não só restringir a mobilidade, mas também afectar a circulação na articulação. Com o passar do tempo, pode levar mesmo a alterações ósseas e articulares difíceis de corrigir. Este é também agravado por climas húmidos e frios.

Mais uma vez, chamo a atenção para a importância de conhecer o conceito de fogo digestivo (ver aqui). O fogo digestivo é a base principal da saúde, mesmo quando estamos a falar de ossos e articulações. Daí que parte da prevenção e cura se faz através da alimentação, adequando a cada pessoa, para um fogo digestivo saudável, por isso significa que existirá uma adequada eliminação de toxinas e proporcionará saúde aos tecidos corporais.

A saúde do cólon é muito importante, porque é nele que são extraídos e absorvidos alguns nutrientes necessários ao nosso organismo, nomeadamente aqueles necessários para a saúde das nossas articulações. Segundo a Ayurveda, muitos dos problemas articulares ocorrem por problemas no cólon.

Dicas da Ayurveda

Como para tudo, existem ervas e tratamentos específicos para o tratamento deste problema de saúde. Há tratamentos que devem ser realizados na presença de um terapeuta de Ayurveda, e as ervas fazem parte da flora indiana. Nos meus posts eu procuro escolher os elementos que podem ser facilmente utilizados na nossa rotina mais ou menos preenchida, e alimentos que podem ser encontrados facilmente.

  • Evitar locais húmidos e exposição ao frio

  • O gengibre ajuda a reduzir a dor e inchaço nas articulações, podendo ser utilizado de várias formas:

    • Ingerir chá de gengibre pelo menos uma vez por diariamente

    • Fazer uma pasta de gengibre e aplicar nas articulações

    • Utilizado em forma de óleo essencial

  • O eucalipto é também muito utilizado, ajudando igualmente a reduzir a dor e o inchaço, ao serem aplicadas as folhas ou em forma de óleo essencial de eucalipto na zona afectada

  • Lubrificar as articulações diariamente, de maneira calma e gentil, com óleo de amêndoas doces ou de sésamo, ao qual podem adicionar umas gotas dos óleos essenciais acima referidos, é também benéfico. De seguida, aconselham a colocar uma almofada ou saco de água quente, ou até tomar um duche quente, para ajudar a libertar as toxinas

  • Receber uma massagem com óleo aquecido adequado ao dosha também é uma ajuda essencial para um maior bem-estar. Aqui tanto a Massagem Ayurvédica como a Massagem com Pindas Sweda (nesta última, com trouxas medicadas com ervas ou especiarias adequadas também ao dosha) são excelentes

  • Evitar alimentos de difícil digestão ou que provoquem algum desconforto após a sua ingestão

  • Evitar cafeína e alimentos ácidos, porque estes promovem a eliminação de cálcio pela urina

  • Um chá para purificar as articulações faz-se com especiarias: ferver dois litros de água, e depois de ser retirada do lume adicionar duas ou três fatias finas de gengibre fresco, ¼ de colher de chá de cominhos, ¼ de colher de chá de funcho, ¼ colher de chá de pimenta preta, 2 folhas de menta. Beber ao longo do dia, se possível mantendo quente numa garrafa térmica

  • Para o pequeno-almoço, comer uma maçã cozida com ameixas ou figos

  • Evitar dormir durante o dia, mantendo o sono mais regular durante a noite

  • O ideal é manter também o funcionamento intestinal regular, diariamente

  • Prática de Yoga, com posturas que não sejam muito agressivas para as articulações, pode também ser benéfica; falem com o vosso professor para vos aconselhar.

São estas algumas das dicas que conheço e que vos deixo aqui. Espero que seja útil 🙂

Etiquetas , , , , , , ,

2 comentários sobre “Dores nas Articulações – Perspectiva Ayurvédica

  1. Como sempre, muito Util! Gosto das propostas dOs Chazinhos e da uTilizacaO dO Gengibre, que eu gosto imenso. Obrigada mais uma vez.

    1. As compressas de gengibre são uma maravilha. Uso muito quando tenho dores 🙂

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: