Meditação do Arco-íris

Foto cedida pelo Nik Danese. Espreitem a página 🙂 Tem fotos lindas!

Tenho esta meditação aqui guardada há algum tempo para partilhar convosco. Um dia, ao observar o arco-íris, pensei em cada cor, no que cada uma me transmitia. Já conhecia algumas meditações deste tipo, e esta foi a que escrevi nessa tarde, no meu caderninho onde escrevo tudo e nada. Hoje partilho-a com vocês. Pode ser que vos faça sentido. Como sempre digo, não têm de seguir tudo à risca…eu também não o faço. Levem as minhas palavras como fios condutores, se quiserem, e façam a meditação conforme sentirem dentro de vós.

Vamos começar??

Senta-te confortável, sentado ou deitado. Fecha os olhos e foca-te uns minutos na tua respiração… o ar a sair e a entrar nas narinas… os movimentos do teu peito… Relaxa… Faz um “scan”, começando pela cabeça e terminando nos pés, a cada recanto do teu corpo, tomando consciência das zona mais tensas. Quando encontrares uma zona assim, fica a respirar nessa zona, até sentires que está a relaxar.

Fica assim o tempo que precisares até sentires que é o momento de avançar, e toma o tempo que quiseres em cada um dos passos; escrevo isto aqui porque é importante cada um seguir o próprio ritmo, mas não me quero repetir a cada linha.

Visualiza um arco-íris por cima de ti, brilhante, com cores da intensidade que desejares. Imagina que ele está tão próximo que consegues distinguir cada cor.

A partir de agora sente o que cada cor te transmite, as sensações no teu corpo, que pensamentos te assaltam a mente em cada cor. Quando sentires que já estás conectado com essa cor, podes colocar as mãos no chakra que lhe corresponde, com intenção de equilibrar:

Inspira profundamente, e quando expirares visualiza a cor vermelha a destacar-se das outras. Podes visualizar apenas essa cor, se for mais fácil (o mesmo aplica-se ao restante exercício). Imagina o vermelho a rodear-te, torna-te essa cor. Quando estiveres pronto, coloca as mãos no chakra raiz e deixa a energia fluir.

Em seguida, ao expirares, visualiza a cor laranja, e faz o mesmo: deixa-te abraçar por essa cor, torna-te essa cor. O que te transmite? Esta cor é para o chakra umbilical.

A próxima cor é o amarelo. Expira e vizualiza-a. Quando estiveres pronto, podes colocar as mãos no chakra do plexo solar.

De seguida, o verde, que corresponde ao chakra cardíaco.

O azul claro, do chakra da garganta.

O azul índigo, do chakra do terceiro olho, entre as sobrancelhas.

O violeta, a cor do chakra coroa.

Sentiste cada uma? Conseguiste deixar-te envolver por cada uma? Sentiste a energia a fluir?

Olha novamente para o arco-íris no seu todo. O que te transmite agora? As cores, estão mais fortes do que no início? Mais brilhantes? 

Fica a observar e a respirar o arco-íris o tempo que quiseres. Quando estiveres pronto, lentamente começa a trazer a atenção para o teu corpo, e depois para o ambiente à tua volta… Os sons… Os cheiros… O toque no local onde estás sentado ou deitado. Como sentes o teu corpo? Como sentes a tua mente? Como sentes das tuas emoções? Abre os olhos e agradece.

Espero que gostem 🙂 Namastê

Etiquetas , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *