Pinda Swedana na Ayurveda

pindas

Hoje falo um pouco mais sobre esta terapia clássica da Ayurveda que contribui para o bem-estar do corpo, da mente e da alma. No final do post podem encontrar os links para mais dois artigos sobre esta terapia maravilhosa (é mesmo!).

Já tenho descrito aqui no blog que as pindas são pequenas trouxas ou sacos terapêuticos, feitos com tecido específico, onde é colocada determinada quantidade de ingredientes, e que são aquecidas para a massagem. Tanto o que é colocado na pinda como a forma como esta é aquecida depende do tipo de tratamento, que será sempre individualizado.

Como sou eu que faço as pindas que utilizo nas massagens, gosto de as personalizar o máximo que é possível. Por vezes fica mais difícil ter diferentes cores de tecido, por isso opto quase sempre por tecido branco, e depois prendo com uma linha de cor, essa sim, personalizada, normalmente escolhendo uma cor adequada ao dosha ou então a um chakra específico.

Pode ser aplicada localmente numa área específica que necessita de tratamento, denominando-se Ekanga Sweda, ou aplicada em todo o corpo, Sarvanga Sweda.

Os tipos de terapias Pinda Swedana:

Elakizhi: massagem com pindas de ervas medicinais, aquecidas em óleo específico (como óleo de rícino ou óleo de amêndoas doces; depende do dosha da pessoa e do efeito terapêutico que pretendemos).

Navarakizhi: massagem com pindas de arroz navara medicado ou aveia, e aquecidos em leite ou bebida vegetal (tanto o leite como as bebidas vegetais também têm diferentes efeitos terapêuticos; pessoalmente, opto por bebida vegetal, que ajusto à pessoa)

Podikizhi: massagem com pindas de especiarias, aquecidas também em óleos específico.

Existem ainda pindas tailandesas, que são uma variante onde as pindas são activadas a vapor e vez de utilizar óleos, e ainda pindas de areia, chamadas de Valuka Sweda. Eu utilizo os três anteriores, mas nenhum destes dois.

O tipo de pinda utilizado vai também ter influência na duração da massagem, sendo que o mínimo é de 30 minutos.

Quando é decidido um tratamento contínuo com agendamento de várias sessões, o tempo da massagem aumenta gradualmente a cada sessão, e depois volta a diminuir gradualmente até igualar o tempo da primeira sessão.

O relaxamento físico e mental profundos, bem como a conexão com o nosso interior, sensação de paz e de harmonia, são favorecidos pelos aromas, toques e descompressão das energias retidas no nosso corpo.

Podem ver mais sobre esta massagem aqui aqui

Aproveito para desejar um excelente fim-de-semana.

Etiquetas , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *