Acne – Perspectiva e Dicas da Ayurveda

Há uns tempos fiz um questionário acerca de temas que gostassem de ver aqui, e um deles foi o Acne na perspectiva Ayurvédica. Aproveito para dizer que todos os outros temas não foram esquecidos. Os posts envolvem muita pesquisa e estudo, por isso podem demorar um pouco, mas irão chegar 😉 Grata desde já pela vossa compreensão 🙏🏻

Imagem trabalhada no Canva

Acne – Desequilíbrio Pitta

O acne é normalmente sinal de desequilíbrio do dosha Pitta. As causas para este desequilíbrio podem ser várias, desde stress emocional, exposição a certos produtos químicos, ou até demasiada exposição ao sol, infecções bacterianas, toxinas em excesso no nosso corpo, e nas mulheres temos ainda alterações hormonais pré-menstruais. Podem ler mais sobre este dosha aqui.

É importante que se conheça a causa para resolver o problema pela sua raiz, e no caso de ser por exposição a químicos ou ao sol, evitar esta exposição.

Como sempre, estes posts não substituem a observação por um profissional de saúde adequado; isto são só algumas dicas que podem ajudar a minimizar o problema.

Dicas da Ayurveda

Seguir uma dieta pacificante de Pitta: podem ver neste post alguns exemplos de alimentos a evitar e alimentos a consumir, procurem mais no final. Mas essencialmente, devem ser evitados alimentos picantes, fritos e citrinos.

Chá calmante: a uma chávena de água após ser fervida adicionar 1/3 de colher de chá de sementes de cominho, sementes de coentros e sementes de funcho, e deixar repousar por 10 minutos. Passado esse tempo, coar e beber. Beber 3 vezes ao dia.

Massagem: fazer massagem regularmente é óptimo para favorecer a desintoxicação. Tanto a Massagem Ayurvédica como a Massagem com Pindas Sweda são excelentes aliadas na eliminação de toxinas do corpo. A auto-massagem diária também é uma boa prática, e, se possível, no final tomar um duche com água morna (muito quente pode aumentar Pitta)para optimizar os seus efeitos. Podem ler aqui sobre a Massagem Ayurvédica, e sobre a Massagem com Pindas Sweda podem ler aqui e aqui.

Sumo de Aloé Vera: beber um copo de sumo de aloé verá duas vezes por dia.

Beber água: Uma boa hidratação ajuda na desintoxicação, facilitando a eliminação de toxinas. Beber água à temperatura ambiente várias vezes ao dia, e aos poucos de cada vez.

Dormir o suficiente: quando dormimos pouco ficamos mais susceptíveis ao stress e a desequilíbrios físicos. Para a Ayurveda é também importante seguir os ritmos da Natureza, como podem ler neste post, para maximizar os efeitos do sono. Podem ainda ver este post sobre alterações do sono, se for esse o vosso caso.

Manter o cólon limpo: manter o bom funcionamento intestinal é um passo importante para eliminar as toxinas do corpo.

Atenção aos produtos que usam na pele: se possível, evitem utilizar maquilhagem durante uns tempos, e verifiquem sempre a qualidade dos produtos que usam, seja maquilhagem, cremes, etc. Deixem a vossa pele respirar. Ao utilizar alguns produtos, optem por produtos naturais, que são mais amigos da nossa pele.

Máscara facial: fazer uma pasta com uma colher de chá de farinha de grão-de-bico e uma pitada de açafrão-das-Índias, à qual se vai juntando água aos poucos. É só mesmo até ficar com consistência de pasta. Depois é só espalhar sobre a pele e deixar actuar durante 10 minutos, tempo ao fim do qual se enxagua.

Actividades que diminuam o stress: yoga, meditação, uma caminhada ao final do dia ou à noite… Actividades que vos relaxem. Lembrem-se que o acne pode estar de relacionado com o stress.

E são estas algumas das dicas que tenho para partilhar com vocês. Espero que gostem ☺️

Namastê 🙏🏻💜

Etiquetas , , , ,

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: