Dor, espasmos e cãibras musculares na perspectiva Ayurvédica

Temas que sobre os quais me têm questionado: dor muscular, cãibras e espasmos musculares. Neste post falo um pouco, inicialmente, sobre estas condições, e depois descrevo alguma dicas que podem ser úteis.

Podem ainda ler este post sobre a dor no geral, e este sobre dor nas articulações.

Imagem trabalhada com Canva

De acordo com a Ayurveda

… a dor, espasmos e cãibras musculares têm, normalmente, origem no excesso de energia Vata, com as suas qualidades frias, secas e ásperas. Aqui descrevo algumas dicas para dores por tensão/esforço, e também espasmos musculares e cãibras.

Existem inúmeras causas para estes sintomas, e, como sempre, estes artigos não substituem a consulta de um profissional de saúde, principalmente se a dor se arrastar por mais de 3 dias sem qualquer melhoria, se apresentar sinais de inflamação (vermelhidão, inchaço) ou se for uma dor muito forte: nestes casos é essencial uma observação por um profissional adequado. Procurar ajuda o mais cedo possível se existirem sintomas como vómitos ou febre, falta de ar, dificuldade para engolir, dificuldade em mobilizar alguma parte do corpo, se o pescoço estiver muito rígido.

A dor muscular, ou mialgia, pode estar associada a tensão ou lesão por exercício ou esforço físico. Nestes casos, a dor pode manifestar-se durante a realização da actividade, ou somente quando esta termina. Pode também ser um sintoma de outro problema de saúde, como nos casos da gripe e outras infecções. Há outras sitações em que a dor muscular pode significar algo mais grave, por isso é essencial estar  atento e perceber a necessidade de contactar um profissional de saúde.

As cãibras e os espasmos podem significar também variadas coisas, desde falta de cálcio na dieta ou a sua má-absorção; pode estar relacionado com o suprimento de sangue a nível dos músculos; pode ser um problema a nível das glândulas paratiróides (que se encontram na tiróide); pode ser uma coisa tão simples como a exposição ao frio e diminuição da circulação. Tanto nas cãibras como nos espasmos ocorre a contracção involuntária do músculo, a diferença é que nas cãibras esta é mais rápida e resolve-se mais facilmente.

Atenção:

apesar de algumas das dicas sugerirem calor, não aplicar calor caso exista inflamação (vermelhidão e sensação de calor ao toque) na zona afectada ou em caso de entorse. Aqui o melhor é procurar ajuda de um profissional. Estas dicas que aqui apresento.  são para situações mais simples.

Algumas dicas da Ayurveda

Uma das principais dicas para quando sentimos os músculos mais doridos, e também para aliviar os espasmos musculares e as cãibras, é um banho quente. Se possível, um banho de imersão com 1/4 de chávena de chá de gengibre em pó adicionado à água da banheira ajuda a relaxar e a aquecer os músculos, e favorece a circulação sanguínea. Se não for possível, um duche quente já irá ajudar.

Esfregar óleo de sésamo, por exemplo, no músculo dorido e cobrir o músculo com uma toalha, colocando depois um saco de água quente por cima. Para a quantidade de óleo a utilizar, uma colher de sopa chega. Esta dica é especialmente boa no Inverno: com o frio, pessoas com desequilíbrio Vata ficam mais susceptíveis, e este calor será calmante. Isto também funciona para aliviar espasmos musculares e cãibras.

Para dores musculares de tensão, massagem de relaxamento regular é uma boa medida. A Massagem Ayurvédica e a Massagem com Pindas Sweda são duas boas opções.

Fazer tratamento com compressas de gengibre também é óptimo. Escrevi há uns belos tempos atrás um post sobre isto no blog, podem ler aqui, e também o faço nas consultas quando necessário.

Quando há um espasmo muscular, contrair e relaxar o músculo vai ajudar a melhorar a circulação e também a relaxar.

Para um alívio mais imediato quando há um espasmo muscular, agarrar no músculo e pressionar na zona central durante 15 a 20 segundos, e depois largar. Respirar um pouco, lentamente. Repetir se necessário. Isto ajudará a relaxar o músculo e aumentará a circulação sanguínea. A Ayurveda fala em pontos Marma (de acupressão), e segundo Dr. Vassant Lad alguns destes encontram-se no centro de cada músculo.

Outro ponto Marma é no centro dos lábios. Dr. Vassant Lad aconselha: se o espasmo for na zona superior do corpo, segurar com o dedo indicador e polegar mesmo no centro do lábio superior, e se for na zona inferior, fazer o mesmo no ponto central do lábio inferior. Estes pontos energéticos enviam mensagens ao cérebro, que irá enviar, por sua vez, a informação aos músculos para relaxarem. Pressionar firmemente, mas não de forma a que magoe. Segundo Dr. Vassant Lad, 30 segundos são o suficiente para o espasmo aliviar.

Chá relaxante, como prevenção, em alturas em que exista maior susceptibilidade: A Ayurveda aconselha chá de camomila, que é relaxante a vários níveis, podendo ser tomado várias vezes por dia.

Existem algumas dicas para situações em que se verifica má absorção de nutrientes, e até de suplementação a este nível, mas isso prefiro deixar para quem vos observe pessoalmente 😉

Espero, como sempre, que seja útil em caso de necessidade💫 Desejo a continuação de uma linda semana 🧡 Namastê 🙏🏻🌱

Etiquetas , , , , , , , , ,

2 comentários sobre “Dor, espasmos e cãibras musculares na perspectiva Ayurvédica

  1. Achei muiTo interessante, especiAlMente quando falaste nos pontos energeticos. Mais uma vez, oBrigada pelAs infos preciosas.

    1. Obrigada, Patrícia. Essa parte é realmente muito gira 😉

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: