Ayurveda,  Receitas,  Rotinas,  Saúde

Ayurveda e o Inverno – Alimentação

Nestes últimos dias o frio tem chegado em força à zona onde eu moro. Por esta razão, lembrei-me de escrever alguns artigos sobre as recomendações da Ayurveda para o Inverno. Hoje escrevo algumas recomendações sobre alimentação.

Reforço que este e os outros posts deste blog são informativos, devendo sempre consultar um terapeuta, médico ou outro profissional de saúde qualificado, para que seja feita uma avaliação correcta e personalizada, de acordo com os seus problemas de saúde.

Ayurveda e o Inverno

A Ayurveda ensina-nos que para sermos saudáveis devemos atingir um estado de equilíbrio. A mesma experiência afecta cada um de nós de maneira diferente. Cada estação do ano apresenta diferentes características que nos influenciam, potenciando determinadas características e diminuindo outras. As estações do ano têm influência sobre nós, e a forma como elas nos influenciam está relacionado com o nosso Dosha (clique aqui para ler sobre os Doshas). Por esta razão é que alguns de nós ficam cheios de energia no verão, enquanto outros não suportam tão bem o calor, chegando mesmo a sentir-se preguiçosos, por exemplo, e também a razão pela qual alguns de nós passam horas a brincar na neve, e outros não suportam o frio e o tempo cinzento.

Mas seja qual for a estação do ano que mais gostamos, é importante manter um estado de equilíbrio, e para tal a Ayurveda dá-nos rotinas sazonais (clique aqui para ler sobre a Ayurveda e os Cinco Elementos). Através da nossa alimentação e estilo de vida conseguimos adaptar-nos melhor às mudanças de estação, reduzindo os riscos de desequilíbrios provocados por alterações do clima que nos rodeia.

O Inverno é uma estação em que desaceleramos o passo, possivelmente passamos mais tempo em casa do que no verão (altura em que o sol e o calor nos convidam a sair). Contudo, pode por vezes ser opressivo, deixar-nos mais estagnados e até deprimidos. É caracterizado pelo frio, humidade, dias mais cinzentos, que são características do dosha Kapha, e por isso o Inverno é considerado maioritariamente uma estação Kapha. Porém, se nos encontramos num local onde o clima nesta estação é frio e seco, também apresenta uma componente Vata (pode ler mais sobre este dosha aqui). Por esta razão, no Inverno devemos ter em atenção estes dois doshas, e trabalhar neles.

Recomendações gerais de alimentação

No Inverno o fogo digestivo é mais forte. O corpo necessita de mais alimento para permanecer quente e saudável. Uma dieta para esta estação deve direcionar-se a pacificar Kapha sem aumentar Vata, ou vice-versa.

Nesta estação, deveremos comer refeições quentes, com um equilíbrio entre os vários tipos de sabor (doce, salgado, amargo, adstringente, picante). Isto significa que devemos evitar alimentos crús, demasiado adocicados, comidas frias e congelados, e que mesmo as bebidas devem ser quentes. Os alimentos podem conter vários tipos de tempero, sempre usados com moderação.

Vegetais cozinhados, como espinafres, cenoura, batata, feijão-verde, milho, beringela, espargos e cebola, e especiarias quentes como alho, gengibre, pimenta preta e pimenta caiena, são boas recomendações para uma refeição adequada. Legumes são óptimos para Kapha, mas devemos colocar um “antídoto” de Vata (como, por exemplo, o azeite) para não agravar este último. Alguns exemplos bons para o Inverno são: lentilhas, feijão-mungo, feijão branco e tofu.

Boa fruta para esta estação será, por exemplo, maçã assada, figo, banana, damasco, tâmara, pêssego, papaia, laranja e toranja.

Se gosta de sementes e de frutos secos, pode também escolher entre: amêndoas, nozes, sementes de abóbora, sementes de sésamo, pistachos, avelãs.

Para temperar e cozinhar, para além do azeite, pode também utilizar: óleo de sésamo, óleo de girassol, óleo de milho, óleo de mostarda, ghee (manteiga clarificada utilizada na cozinha indiana).

O chá é uma bebida óptima para esta estação, podendo fazer combinações como a canela (cuidado ao tomar se sofre de hipertensão – dizem que pode aumentar os seus valores) e o gengibre, e até adicionar uma colher de mel ou umas gotas de sumo de limão.

Um desequilíbrio em Kapha leva a tosse, constipações e congestão nasal. Para ajudar neste aspecto, antes de dormir pode beber um copo de leite quente com uma pitada de gengibre em pó ou noz-moscada; para além de ajudar num sono mais descansado, ao beber esta mistura está a ajudar o corpo a descongestionar a sua parte respiratória.

Se tiver questões acerca deste ou outros artigos, pode entrar em contacto comigo através do formulário existente no site. Em breve publicarei um artigo complementar a este,
acerca do estilo de vida no Inverno, segundo a Ayurveda, com recomendações de algumas rotinas e acções que podem ajudar a conseguir mais facilmente o equilíbrio nesta estação.

~ Om Shanti


Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: