Ayurveda,  Rotinas,  Saúde,  Terapias Alternativas

Kapha no Inverno – Alimentação

Como prometido, aqui fica um post sobre a dieta para pessoas com predomínio do dosha Kapha nesta estação do ano.

A pedido de alguns leitores, coloquei numa página do site que podem ver aqui uma imagem representativa das estações e meses do ano, relacionando-se com os doshas, para conhecimento dos presentes e futuros leitores.

Imagem retirada daqui

Como já tínhamos visto, estamos na estação Kapha, o que significa que as características deste dosha (que podem ler ou reler aqui para as conhecer ou relembrar). Volto a referir que o dosha não é a pessoa, mas a manifestação de determinados elementos nessa pessoa, de acordo com a teoria dos 5 Elementos da Ayurveda (podem ler sobre isso neste post e aqui), o que depende também de circunstâncias de vida passada e actual.

No Inverno, com o tempo húmido e frio, um dos principais desequilíbrios Kapha nesta estação são as infecções respiratórias. Ao mesmo tempo, o tempo nublado e frio torna mais propício que nos voltemos para dentro de casa mais tempo, o que pode contribuir para a preguiça, inércia e depressão, desequilíbrios emocionais do dosha Kapha.

Portanto, para evitar estes e outros problemas, para além das alterações no estilo de vida que podem ler no post anterior, existem alguns ajustes fáceis que podem ser realizados. Assim, não só melhoramos um desequilíbrio, se assim for necessário, ou pelo prevenimos. Vou dar-vos exemplos de ingredientes podem ser utilizados, e alguns exemplos de bebidas e refeições.

Durante esta estação, pessoas com predominância ou desequilíbrio Kapha, devem evitar comidas ou bebidas frias ou doces, alimentos crus ou congelados, visto que irão comprometer o agni (fogo digestivo, responsável pela digestão, absorção e assimilação). Os sabores das pimentas são os muito revigorantes, mas também a canela, o cravinho, a noz moscada. Pode temperar-se a comida com estes condimentos, que, por serem quentes e picantesirão favorecer a  vitalidade e energia. Deve limitar-se o consumo de sal para evitar a retenção de líquidos.

Um chá quente é uma óptima opção para esta estação, podendo fazer combinações como a canela e o gengibre, e até adicionar uma colher de mel ou de agave, ou umas gotas de sumo de limão. Eu gosto muito deste chá. Alguns artigos dizem que a canela deve ser tomada em moderação, porque pode aumentar os valores da tensão arterial.

Imagem retirada daqui

Um desequilíbrio em Kapha pode levar a tosse, constipações e congestão nasal. Para ajudar, antes de dormir beber um copo de leite quente com uma pitada de gengibre em pó ou noz-moscada; para além de ajudar num sono mais tranquilo, ao beber esta mistura está a ajudar o corpo a descongestionar a sua parte respiratória.

Imagem retirada daqui

Se ingere produtos de origem animal, pode incluir na dieta ovos, camarão, peixe, carne de coelho ou de aves. Nos lacticínios, a manteiga deve ser preferencialmente sem sal, e pode ingerir ghee (ver receita em inglês aqui) – poderei publicar a receita em português, se acharem interessante, queijo de cabra, e iogurtes.

Dosha Kapha
Imagem Kapha Dosha retirada daqui
Ideias para uma alimentação para o dosha Kapha para esta estação

Pequeno-almoço:

  • papa de aveia ou de milho, com especiarias (adoro a minha com canela);
  • muesli com leite quente;
  • fruta como a laranja, o figo seco ou a banana desidratada, que até podem ser adicionadas, ou comidas por si só;
  • pode adicionar sementes e frutos secos como sementes de sésamo, avelãs, sementes de chia, noz;
  • pão de milho ou de centeio com manteiga, mel ou agave.

Almoço e jantar:

  • pão de milho;
  • tofu cozinhado com vegetais;
  • Mung Dal Kitchari (gosto desta receita aqui);
  • sopa de lentilhas ou ervilhas;
  • pode incluir no prato que cozinhar também couves, espinafres, feijão verde, batatas, alho francês;
  • como tempero, para além das especiarias já referidas, podem ser utilizados azeite, ou vários óleos como de mostarda, sésamo, girassol, ghee (pode encontrar-se a receita na internet, e também já vi à venda nas lojas do Celeiro);
  • grão cozido e espinafres salteados, com quinoa, temperando com de azeite ou um dos óleos referidos atrás, e com especiarias como cominhos e coentros, e um pouco de sumo de limão
  • tortilhas de feijão preto, com cebola e pimentos salteados, salsa, coentros, sal e umas gotas de sumo de limão;
  • para sobremesa, fruta, como maçã assada, banana desidratada, tâmara, pêssegos, romãs, morangos, figos secos, cerejas;
  • sopa de lentilhas e uma pequena porção de arroz basmati com espargos salteados.

Snacks ao longo do dia:

  • pipocas sem sal, manteiga ou açúcar;
  • batatas fritas sem sal, com salsa;
  • fruta;
  • pão de milho;
  • sementes e frutos secos que referi anteriormente, e outros como amêndoas, pistachos, cajus, pinhões.

Espero ter-vos dado algumas ideias úteis para uma alimentação adequada para  aliviar o dosha Kapha durante a estação em que mais há tendência para este se encontrar em desequilíbrio.

No próximo post irei partilhar uma receita, adaptada por mim após experimentar várias, de uma excelente bebida de Inverno, com leite quente e especiarias.

Até lá, desejo-vos a continuação de um excelente fim-de-semana 🙂

~ Om Shanti

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: