Receitas

Massa com Soja e Legumes

Depois de ter tirado uns dias mais para mim, e menos para as redes sociais e afins (também faz falta), deixo aqui uma receitinha nova, uma massa com soja e legumes deliciosa e reconfortante.

Se há coisa que sempre odiei foi deitar comida fora. Tento sempre inventar receitas em que possa utilizar os mais variados ingredientes, para não desperdiçar, e, felizmente, a grande maioria das vezes calha muito bem.

Há uns tempos, os meus sogros (que têm um terreno onde cultivam montes de coisas boas) deram-me uma quantidade considerável de chuchu, que eu ia utilizando para fazer sopa. Mas mesmo assim, e mesmo tendo oferecido parte deles à minha mãe, não estava a conseguir dar conta de tanto chuchu (juro, eram mesmo muitos, o que, claro, eu agradeço sempre; graças a eles temos coisinhas boas para comer sem ter de comprar).

Então, decidi inventar um pouco, lembrando-me de um prato que a minha mãe fazia com massa e carne quando eu era mais nova, e pus mãos à obra. Ela fez também uma versão com soja em vez da carne (também se tornou adepta de uma alimentação mais consciente… I’m so proud!), que me deu algumas ideias, e consegui utilizar o chuchu de uma maneira diferente do que eu estava habituada, e saborosa.

Fiz este prato pela primeira vez no Inverno, mas ainda agora me sabe bem. Passou a ser uma confort food cá em casa, e foi aprovada por todas as pessoas que provaram.

A mim, faz-me lembrar infância, família, coisas boas e conhecidas, coisas que não voltam, mas que ficam guardadas sempre como memórias que aquecem por dentro. Faz-me sentir confortada.

É fácil de fazer, e é versátil, podendo adaptar-se os legumes utilizados. Também fica bem com couscous em vez de massa.

Estava com um pouco de receio porque nunca tinha cozinhado chuchu desta maneira, mas o resultado deixou-me satisfeita.

Doses: cerca de 5 doses

Tempo: cerca de 30 minutos

Ingredientes:

  • Massa que preferires, cozida como normalmente. Da última vez utilizei duas  massas diferentes para aproveitar o que sobrou de refeições anteriores.
  • 2 chávenas de proteína de soja grossa, deixada em água ou leite de soja durante pelo menos 30 minutos, escorrida
  • Meio pimento verde
  • Meio pimento vermelho
  • 1 chuchu cortados aos bocadinhos
  • Molho de tomate a gosto (eu usei cerca de 500 ml de molho de tomate caseiro feito por mim, e ao qual eu tinha adicionado ervas finas)
  • 2 dentes de alho, picados
  • Meia cebola, picada
  • Pitada de sal
  • 1 folha de louro
  • Pimenta preta a gosto (também testei com pimenta caiena e fica igualmente bom, mas se não gostam muito de picante, não aconselho esta última)
  • Sementes de mostarda a gosto
  • Azeite para o refogado

Preparação:

  1. Depois de escorrida, coloca a soja em água a ferver durante 10 minutos. Escorre novamente.
  2. Ao mesmo tempo, faz um refogado com um fio de azeite, o alho e a cebola, e quando a cebola começar a ficar dourada, junta os pimentos.
  3. Depois de deixa cozinhar por 5 minutos depois, adiciona o chuchu, e deixa novamente cozinhar mais 5 minutos.
  4. Adiciona o molho de tomate e a folha de louro.
  5. Quando os legumes estiverem quase cozidos, adiciona a soja e mistura bem. Se o molho engrossar muito (aconteceu-me uma das vezes), podes adicionar água aos poucos até obteres consistência desejada. Tempera com o sal, a pimenta e as sementes de mostarda.
  6. Deixa a refogar em lume brando durante 5-7 minutos.
  7. Depois é só juntar à massa previamente cozida, misturar tudo, e está pronto a ser servido. Podem colocar azeitonas, como eu fiz (adoro azeitonas!).

Espero que gostem. Aguardo o vosso feedback, aqui ou no Instagram.

~ Om Shanti


Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: