
Livro: The Tree of Yoga de B.K.S. Iyengar
Não sou instrutora de Ioga, apenas o pratico em casa e tenho aulas também há cerca de quatro anos. Mas, tal como o meu pai, sou autodidacta, e gosto de conhecer mais a fundo os temas que me inspiram e que me podem ajudar a ter uma vida mais saudável e feliz.
Adoro praticar ioga, e correndo o risco de acharem que estou a utilizar clichés, realmente mudou a minha vida. B.K.S. Iyengar é um dos professores de ioga que mais leio e adoro. Não só pratico o seu estilo de ioga, graças ao meu professor, como as suas palavras me inspiram. Quem procura, como eu, aprofundar os conhecimentos sobre ioga para além da prática, B.K.S. Iyengar é uma excelente escolha. Existem vários livros dele, podem escolher conforme o que necessitam no momento.
Tenho este livro em inglês, mas sei que também existe em espanhol. Em português não o encontrei, mas pode ser que exista.
A minha opinião
Para quem não conhece o autor, Iyengar admite ele próprio não ter sido um bom aluno na escola (acho que inclusive ele refere isto neste livro). Mas se ele não era bom aluno, é um excelente professor. Este livro não é sobre posturas. É um conjunto de reflexões sobre a prática e o ensino do ioga, e eu sinto que foi fruto de muito trabalho e dedicação de uma vida.
Na contracapa do livro leio a seguinte citação do Yoga Journal: “Valuble insights into the therapeutic nature of yoga“, e foi principalmente isso que me levou a comprar este livro: o lado terapêutico do ioga. Ajudou-me a colmatar alguns aspectos que fui aprendendo com o meu professor durante as aulas, e outros que li em outros livros.
Agora que já tenho mais conhecimentos, e ao reler algumas passagens do livro para vos falar dele, há certos pontos que eu vejo que não têm consenso na literatura, mas não faz mal pelo menos ter uma noção deles. Se eles são referidos é porque, em algum momento, foram pontos importantes do ensino e prática do ioga. Como já disse num post anterior, gosto de manter uma mente aberta, e se leio algo que não concordo ou que não faz sentido para mim, consigo filtrar essa informação: retenho-a, mas na minha vida adopto aquelas ideias que me fazem mais sentido.
Neste livro podemos encontrar as ligações entre a vida de iogi, os oito ramos do ioga clássico e o crescimento da consciência através da imagem de uma árvore, que ele explica de uma maneira fácil de entender. Como já referi, não é um livro técnico sobre posturas; é um livro que nos ajuda a descobrir as diferentes camadas do ioga, tanto a nível físico, como emocional e espiritual. Podemos ler sobre o ioga em diferentes áreas da vida: infância, família, amor, sexualidade, morte. Explica que o ioga está além das poses físicas e explora as conexões entre corpo, mente, inteligência e alma. É uma leitura que nos ajuda a compreender o impacto que o ioga pode ter nas nossas vidas. Aconselho vivamente a quem queira ter uma perspectiva do ioga que vai para além do físico.
E tu, já leste? O que achaste?
Om Shanti


2 Comments
Patricia Zen
Nao li mas fiquei curiosa porque conheco o nome do senhor e ja percebi que e uma Sumidade no mundo do yoga. E depois isto “…gosto de manter uma mente aberta, e se leio algo que não concordo ou que não faz sentido para mim, consigo filtrar essa informação: retenho-a, mas na minha vida adopto aquelas ideias que me fazem mais sentido.” é exactamente a minha postura na vida. 🙏🏻🙏🏻 Nao posso deixar DE gostar das coisas que escreves! 😁 beijinhos
Joana
Só hoje vi o teu comentário. Tão bom! Muito obrigada, minha querida. Um grande beijinho.