Ayurveda,  Cristais

Os Cristais, a Ayurveda e os Doshas


Hoje trago finalmente um artigo que andava para partilhar há muito.

A Ayurveda é uma medicina integrativa e isto significa que o terapeuta pode utilizar as várias técnicas que conhece nas suas sessões. Nos primórdios do site escrevi sobre a cromoterapia (ler aqui) e dei alguns exemplos de como se pode incluir a cor nas sessões, já mostrando várias possibilidades, nomeadamente com cristais.

Hoje escrevo especificamente sobre isto. Durante as terapias algumas pessoas mais atentas perguntam-me se os cristais foram escolhidos aleatoriamente ou com um propósito, e é claro que são escolhidos com um propósito e serão sempre os mais adequados a cada um de vocês a cada momento (por isso podem notar variações de consulta para consulta). Para isso conto com a ajuda da minha intuição e também dos conhecimentos sobre os cristais ali presentes.

Como alio o reiki à massagem gosto de utilizar um cristais para cada chakra mas uso também cristal “extra” que se aplica ao dosha que se encontra exacerbado naquele momento.

Visão Ayurvédica 

A Ayurveda ensina que tudo aquilo que existe é manifestação da energia criativa do Universo. Os textos clássicos referem que todas as substâncias da natureza apresentam esta energia e inteligência cósmicas e por isso têm poder curativo se forem utilizadas da forma adequada. O Dr. Vasant Lad é um dos médicos da Ayurveda que fala das propriedades dos cristais, dá alguns exemplos como podem ser usados e quais são melhores para cada dosha.

Os cristais podem ser utilizados de diversas formas: em colar ou num saquinho dentro da mala para nos acompanhar durante o dia, colocados na água para a energizar, debaixo da almofada para um sono mais tranquilo… Eles não só ajudam a activar a energia dos chakras como têm influência sobre os doshas.

Algumas considerações

Atenção! Apesar de eu adorar cristais não tenho um sentimento de dependência ou apego. Eles realmente ajudam-me mas grande parte da magia também está em nós. Os cristais são nossos companheiros de cura, não devem ser motivo de stress.

Lembremos também de tratar os cristais com respeito. São elementos da natureza e, como tal, devemos escolher comprar em locais que sejam de confiança e que respeitem a Mãe Terra.

Costumo aconselhar a procurar dentro daqueles que já temos se existe algum que nos possa ajudar, visto que vários cristais nos podem ajudar a atingir um determinado objectivo. Não há nada de errado em adquirir cristais novos mas façamo-lo com consciência.

Cristais e Doshas

Passando ao tema específico, vamos falar de cristais e doshas. Muitas vezes os cristais são associados ao dosha através da sua cor mas além disso devemos ter em conta os efeitos que o cristal irá trazer.

Nada te impede de escolheres cristais de cores mais frias mesmo se tens Kapha predominante. O importante é o que o cristal te faz sentir. Por isso eu uso sempre os cristais associados a cada chakra e depois escolho um extra para associar ao dosha; sinto que assim consigo proporcionar um maior equilíbrio.

Os exemplos que dou são resultado das minhas pesquisas mas, como eu já referi num artigo anterior, é importante também seguires a tua intuição. Normalmente dentro de nós já sabemos aquilo que precisamos.

Doshas

Vata: Os cristais para este dosha devem ser calmantes e são muito usados cristais em tons pastel e de cor verde e amarela. São exemplos a serpentina (ou serpentinite), a calcite amarela e a ágata-musgo. Outros cristais bons para este dosha são o cristal de quartzo, a selenite, a celestite e a água-marinha. O ónix ajuda a enraizar, o que é muito importante para Vata.

Pitta: Este dosha tem tendência a ser muito quente (tem fogo na sua constituição) e por isso é importante escolher cristais com cores mais frias e claras para ajudar a arrefecer e acalmar. São exemplos o quartzo rosa, a celestite e a água-marinha. Pode ser também usada a ametista, o lapis lazuli e o quartzo verde.

Kapha: Este dosha precisa de cores mais quentes e fortes, e escolhemos então cores como os vermelhos e os laranjas. Dentro dos cristais que podem ser usados temos a calcite laranja, o jaspe vermelho, o ruby, a ágata de fogo e a cornalina.

Um terapeuta de Ayurveda pode aliar os cristais ao tratamento não só durante as sessões mas também sugerindo algum para usares no teu dia-a-dia.

Se tiveres alguma questão podes enviar e-mail ou mensagem privada no Instagram.

Uma linda semana para ti 🤗

2 comentários

    • Joana

      Olá Tânia. Espero ainda ir a tempo de responder à questão. Para Pitta-Vata depende do que queres trabalhar. Se num dia sentes que estás mais aérea, mais ansiosa, utiliza os cristais de Vata para enraizar. Se, por outro lado, estiveres mais Pitta, mais irritadiça, por exemplo, utiliza os deste dosha para serenar 🙂

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: